UNIDADE I – O Conceito da Categoria Trabalho
· O trabalho como categoria histórico-ontológica;
· O trabalho como categoria sócio-histórica;
· A forma histórica do trabalho capitalista (trabalho abstrato, divisão do trabalho, alienação, estranhamento).
UNIDADE II – As Relações entre Trabalho, Corpo e Educação
· O corpo no e pelo trabalho: trabalho manual/trabalho intelectual;
· Corpo e trabalho: corpo-motor, corpo energia, corpo-inteligência, corpo-virtual;
· A promessa frustrada do capital: a junção psico-física e a captura da subjetividade.
UNIDADE III – Reestruturação do Mundo do Trabalho e Educação Física
· A subordinação dos processos educativos ao capital: a teoria do capital humano e a formação em educação física;
· A formação em educação física e a pedagogia das competências: as falácias e a ideologia por de trás do aprender a aprender, da polivalência, da empregabilidade, do empreendedorismo e da flexibilidade;
· A reestruturação produtiva e seus reflexos na área de educação física;
· Regulamentação da Profissão X Regulamentação do Trabalho em Educação Física;
· A desvalorização da Educação Física na era da Acumulação Flexível;
· Educação Física, Precarização do Trabalho e Desemprego Estrutural;
· As Diretrizes Curriculares em Educação Física no contexto da reestruturação educacional;
Nenhum comentário:
Postar um comentário