Conteúdo Programático

UNIDADE I – O Conceito da Categoria Trabalho

 

·        O trabalho como categoria histórico-ontológica;

·        O trabalho como categoria sócio-histórica;

·        A forma histórica do trabalho capitalista (trabalho abstrato, divisão do trabalho, alienação, estranhamento).

 

UNIDADE II – As Relações entre Trabalho,  Corpo e Educação 

 

·        O corpo no e pelo trabalho: trabalho manual/trabalho intelectual;

·        Corpo e trabalho: corpo-motor, corpo energia, corpo-inteligência, corpo-virtual;

·        A promessa frustrada do capital: a junção psico-física e a captura da subjetividade.

 

UNIDADE III – Reestruturação do Mundo do Trabalho e Educação Física

 

·        A subordinação dos processos educativos ao capital: a teoria do capital humano e a formação em educação física;

·        A formação em educação física e a pedagogia das competências: as falácias e a ideologia por de trás do aprender a aprender, da polivalência, da empregabilidade, do empreendedorismo e da flexibilidade;

·        A reestruturação produtiva e seus reflexos na área de educação física;

·        Regulamentação da Profissão  X Regulamentação do Trabalho em Educação Física;

·        A desvalorização da Educação Física na era da Acumulação Flexível;

·        Educação Física, Precarização do Trabalho e Desemprego Estrutural;

·        As Diretrizes Curriculares em Educação Física no contexto da reestruturação educacional;


 


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